sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Repique de Mão

Quando vou em alguns sambas que rolam pela cidade, principalmente na ZS, não vejo o repique de mão, fico chateado porque todos esquecem do instrumento que traz todo um swing pra batucada. Fico mais triste quando comento com alguém o seguinte:

Eu: , falta o repique.
Alguém: Repique que repique?
Eu: Repique de mão p.... traz todo um swing, faz falta.
Alguém: O que é isso?
Eu: o repique de mão! É tipo o tan-tam só que mais curtinho e com um som agudo, que faz as viradinhas, não sabe o que é?
Alguém: Ah! Piu deixa de ser chato tá ótimo assim.

No vídeo abaixo o grande Ubirany do "Fundo de Quintal" que criou esse instrumento mostra como foi o processo de criação e faz uma demosntração de como se toca o repique de mão. Aproveitem!




De brinde, trago para vocês o mestre tocando a caixinha de fósforos.



Os Instrumentos de uma Bateria de Escola de Samba

Nesse primeiro vídeo mestre Beto mostra o papel de cada instrumento dentro de uma bateria de escola de samba. Lembrando que a Bateria da Mangueira é a única escola que não usa o surdo de segunda, já a caixa de guerra cada escola tem seu jeito próprio de toca.



Samba da Vela

O vídeo que postei abaixo explica direitinho o que é esse samba tradicionalíssimo que acontece em SP, em resumo, é uma espaço para os compositores mostrarem seus sambas. No início uma vela é acesa e o samba só termina quando essa chega ao fim. Aproveitem!