terça-feira, 17 de novembro de 2009

Luiz Gonzaga


Gonzagão nasceu em Exú, Pernanbuco em 1912. Desde pequeno acompanhava seu pai Januário, sanfoneiro, pelos bailes da região, pegando gosto pelo instrumento desde cedo. Já na adolescência Gonzaga se alistou no exército, andou por vários estados do país entre eles Minas Gerais, lá conheceu Dominguinhos seu companheiro de farda e mais tarde um grande artista da MPB.
Após nove anos no exército Luiz então no RJ pediu baixa das forças armadas para fazer o que mais gostava tocar sanfona.

Começou tocando em pequenos bares e mas "zonas" da cidade do RJ, nesta época tocava músicas internacionais como valsas, tangos e boleros. Somente mais tarde Gonzaga passou a tocar forró incentivado por um grupo de estudantes nordestinos que assistiam uma de suas apresentações.

Luiz casou-se duas vezes, com a primeira mulher já grávida de outro homem Gonzaga assumiu e registrou a criança como seu filho com o nome de Luiz Gonzaga Jr, que mais tarde se tornaria um dos maiores cantores da MPB, sendo conhecido como Gonzaguinha. Eles andaram sem se falar durante alguns anos Gonzaguinha, militante político, achava que o pai não deveria cantar em comícios políticos e que deveria usar sua influência e suas músicas para protestar. Luiz Gonzaga então escreveu uma canção resposta para o filho, "Canto sem protesto".

Canto sem protesto

Luiz Gonzaga criou o Baião, rítimo que influenciou grandes artistas da MPB e por isso também era conhecido como O Rei do Baião. Gonzagão nem sempre era muito bem falado por seus colegas de profissão. Roberto Carlos conhecido como "O Rei do iêieiei' foi perguntado em uma entrevista o que achava do Rei do Baião, disse Roberto então que rei só poderia ter um e que ele não conhecia muito bem esse tal de Rei do Baião. Gonzagão então como era comum o respondeu com uma música "Xote dos Cabeludos".

Xote dos Cabeludos "Cabra do cabelo grande, cinturinha de pilão, cabra assim com esse jeitinho no sertão de meu padrinho cabra assim não tem vez não, não...."

Em resumo Luiz Gonzaga, Mestre Lua, O Rei do Baião ou somente Gonzagão cantou a história de um povo sofrido e batalhador, suas músicas mostram a alegria e garra e o lamento de um povo que a cada dia luta pela sobrevivência em um terra seca e esquecida pelo comando do país. Essas duas canções demonstram muito bem isto.

Baião Agrário

Súplica Cearense

O Fole Roncou

Este foi o melhor documentário que achei sobre o Rei do Baião pela internet. Continuarei procurando um melhor, por enquanto, aproveitem!


Parte 01

Parte 02

Parte 03

Parte 04